sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tamanho é documento...

Antes de começar, uma observação: na emoção de lançar o Blog, não observei que era necessário liberar os comentários. Resultado: muita gente que desejava postar um comentário não conseguiu. Mas agora está ok. Quem quiser comentar aqui no blog será bem-vindo: está tudo liberado!

Tamanho é documento...


Li há algumas semanas que o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, quer proibir a venda de refrigerantes “tamanho família” e bebidas açucaradas, com objetivo de combater a obesidade.
A venda de garrafas ou copos de refrigerante de mais de 0,48 litro será proibida em todos os restaurantes e lanchonetes de Nova York. A medida do prefeito apóia-se em pesquisas divulgadas, mostrando que mais da metade dos nova-iorquinos adultos são obesos.
A nova legislação da prefeitura de NY, que deve entrar em vigor em março de 2013, provocou um alvoroço entre os especialistas em saúde e, é claro, a revolta dos fabricantes de bebidas nos EUA.
Só que três novos estudos publicados agora em setembro estão colocando mais lenha na fogueira: eles reforçam o vínculo entre o consumo de refrigerantes e bebidas de frutas açucaradas e a epidemia de obesidade nos Estados Unidos.
O consumo mais que dobrou desde os anos 1970 e o mesmo aconteceu com a taxa de obesidade - que afeta atualmente 30% dos americanos adultos.  O primeiro estudo, feito com mais de 33.000 americanos, homens e mulheres, indica que consumir estas bebidas açucaradas agiria nos genes, afetando o peso e ampliando a pré-disposição genética de uma pessoa a engordar.
A Coca-Cola foi uma das primeiras a espernear contra a medida do prefeito. Num comunicado a empresa mandou esta: Os nova-iorquinos esperam e merecem melhor do que isso. Eles podem fazer suas próprias escolhas sobre as bebidas que compram. Esperamos que os nova-iorquinos manifestem a sua desaprovação sobre esta lei arbitrária”. 
Esse assunto  me fez lembrar de uma discussão que sempre aparecia nas aulas de Marketing da faculdade. O curso era “Comunicação Social”, com dois anos básicos e depois a separação dos alunos nas opções entre Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas. As aulas de Marketing do básico eram verdadeiras batalhas ideológicas, com a turma do Jornalismo criticando o pessoal de PP e vice-versa. Uma das discussões girava em torno da estratégia de marketing usada no lançamento de embalagens cada vez maiores: com a desculpa de ser mais “econômica”, a medida teria a finalidade de estimular o consumo exagerado (e, quem sabe, o desperdício...).
Bom, não dá prá negar que realmente o aumento da circunferência abdominal parece ter acompanhado o crescimento das embalagens nas últimas décadas, não é? Algumas embalagens são tão avantajadas que mal cabem na porta da geladeira. Mas isso é um problema simples de resolver: aumenta-se a geladeira!

Esse anúncio acima é de 1963. Uma Coca-Cola era GRANDE porque rendia 2 copos! Agora a Coca-Cola GRANDE tem 3 litros!!!!
Essa Coca-Cola 3 litros foi lançada para atender momentos festivos como Natal, aniversários, etc. Mas na década de 60 era assim que se recebiam os convidados:



 E as geladeiras que deixaram de ser "elefantes brancos"....

voltam agora com força total:
Lançamento da Brastemp - 2012

Nota: Agradecimento especial ao sr. Salvador Blanco, que me doou sua coleção de revistas antigas. Valeu seu Salvador!

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