quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"Carpe Diem" você também!




"Carpe Diem" é uma expressão que significa "colha o dia". Ela foi extraída de versos latinos do poeta Horácio, nas suas Odes, I, 11, 8 “A Leuconoe”. Ela resume o poema no qual Horácio busca persuadir Leuconoe a aproveitar o momento presente e dele retirar todas as suas alegrias, sem se inquietar nem com o dia nem com a hora de sua morte:

Tu não indagues (é ímpio saber) qual o fim que a mim e a ti os deuses tenham dado, Leuconoe, nem recorras aos números babilônicos. Tão melhor é suportar o que será! Quer Júpiter te haja concedido muitos invernos, quer seja o último o que agora debilita o mar Tirreno nas rochas contrapostas, que sejas sábia, coes os vinhos e, no espaço
breve, cortes a longa esperança. Enquanto estamos falando, terá fugido o tempo invejoso; colhe o dia, quanto menos confiada no de amanhã.

O poeta Rubem Alves usa a expressão de uma forma brilhante: "Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente". 

Eu aprendi a viver e aproveitar o presente. Aquariana com ascendente em Aquário, não consigo tirar o olho do futuro, mas me treinei para não me tornar escrava dele. O futuro é algo me espera. Sou eu quem traço esse tempo para mim.  Acho que John Lennon tinha razão quando disse que a vida é aquilo que acontece enquanto você está planejando o futuro. Simples: o futuro é algo que vai chegar, se der tempo. E o único compromisso dele é com as agendas, mas o problema é que ele nem sempre cumpre e vira e mexe as coitadas ficam paradas nas esquinas, esperando.... esperando....

Felicidade é um estado de espírito ligado ao presente. Não podemos ser felizes no passado, porque o passado já foi, é apenas uma lembrança. Muito menos podemos ser felizes no futuro, porque o futuro é apenas uma promessa. Assim, felicidade é algo que acontece em um tempo presente - ou seja, agora!
Por isso, eu aprendi a aproveitar o presente. Carpe diem você também!

E pra finalizar, um pensamento que guardei em minha memória:
“Viva completamente cada momento presente e o futuro tomará conta de si mesmo. Viva intensamente o maravilhoso, o belo de cada instante. Pratique a presença da paz. Quanto mais você fizer isso, mais sentirá a presença desse poder em sua vida.” Paramahansa Yogananda

Nenhum comentário: