sexta-feira, 19 de abril de 2013

Tabasco Pepper Sauce: a jogada que deu certo!



Esse famoso molho de pimenta da foto acima, além muito apreciado, tem uma história bem interessante. Dizem que ele surgiu em virtude de um "acidente de percurso" . Lá pelo ano de 1840, em New Orleans (EUA), um banqueiro de nome Edmund McIlheny, por causa da guerra, foi à falência e literalmente perdeu tudo que tinha. A saída que ele encontrou foi cuidar das plantações de cana que pertenciam à família de sua mulher, na ilha de Avery, no Estado da Louisiana. 

Conta-se que o lugar não poderia ser mais inóspito: era uma montanha de sal coberta por fina camada de terra. Como tem mesmo gente que parece o Rei Midas, Edmund montou uma horta como hobby, e nela plantou algumas sementes de pimenta que ganhara de um amigo. As sementes da espécie Capsicum frutenses geravam pimentas de uma variedade com tamanho grande, tanto que pareciam pimentões e, apesar do sabor forte, eram muito saborosas, mas também desconhecidas naquelas terras. 
As danadas se adaptaram tão bem na ilha, que acabaram dominando toda a horta. Aí, o ex-banqueiro com pinta de Rei Midas teve a ideia de preparar um molho usando apenas aquele tipo de  pimenta, adicionando vinagre de vinho branco francês envelhecido, sal recolhido da própria ilha e mais alguns condimentos. 

Algumas experiências depois, ele descobriu que se deixasse o molho fermentar por uns dias, ele ficava ainda mais saboroso. 
Enquanto isso, os negócios com a cana da família da esposa iam de mal a pior...
E, como experimentar não custa nada, lá por 1860 ele preparou umas 350 garrafas daquele molho e distribuiu em algumas lojas da região. Para batizar o molho, ele resolveu homenagear a cidade de onde vieram as sementes, que ficava no sul do México e colocou no rótulo: Tabasco.

Foi o toque de Midas! Não é que deu certo! A fórmula - sem alteração -  acabou se transformando  num segredo da família. 
McIlhenny registrou uma patente em 1870 e o molho TABASCO ® começou sua rota para conquistar o mundo da culinária. No final de 1870, o molho já era vendido em todo os EUA e até mesmo na Inglaterra.

Dizem que até hoje as sementes são colhidas manualmente, amassadas e temperadas com o sal da ilha de Avery. Mais de 140 anos depois, o molho TABASCO ® é feito da mesma maneira, só que agora o processo de envelhecimento para a mistura leva mais tempo - até três anos em barris de carvalho branco - e o vinagre é um destilado de alta qualidade. 

Não dá pra saber se é lenda ou fato, mas dizem que Edmund McIlheny aproveitou embalagens usadas de perfume para distribuir os primeiros molhos entre os amigos e a família, antes de realmente comercializá-los. Quando finalmente resolveu vender, teria encomendado embalagens de perfumes semelhantes às primeiras que utilizou.

A palavra "tabasco" originou-se entre os indígenas mexicanos e significa "terra onde o solo é quente e úmido" Atualmente, cerca de 100 milhões de vidros de Tabasco são consumidos. Rotulado em 22 línguas e dialetos, é vendido em mais de 165 países e territórios

Bem, o tal do Tabasco não é pra qualquer um... para consumir é preciso estar preparado. Assista ao vídeo que está mais abaixo na página e veja se não é verdade!

Edmund McIlheny

View Individual Print Ads




Nenhum comentário: